Grave erro no Aeroporto de Congonhas: Controlador quase libera tragédia

101
Grave erro no Aeroporto de Congonhas Controlador quase libera tragedia

Falha grave no Aeroporto de Congonhas! Controlador quase provoca tragédia ao liberar decolagem de um Airbus A319 enquanto outro avião pousava na pista cruzada. Ouça as comunicações e saiba mais sobre o caso.

Na última quarta-feira, dia 29 de maio de 2024, um grave erro no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, quase resultou em uma tragédia. Um controlador de voo liberou a decolagem de um Airbus A319 da Azul Linhas Aéreas enquanto outro avião, um bimotor de aviação geral, se aproximava para pousar em uma pista cruzada.

O incidente, que poderia ter tido consequências fatais, foi registrado pelas câmeras de segurança do aeroporto e pelas comunicações de rádio entre o controlador e os pilotos dos aviões. As gravações revelam a falha do controlador em perceber a presença do outro avião e em tomar as medidas necessárias para evitar a colisão.

As comunicações do momento

Nas gravações das comunicações de rádio, é possível ouvir o controlador liberando a decolagem do Airbus A319. Logo em seguida, o piloto do bimotor de aviação geral informa que está se aproximando para pousar na pista cruzada. O controlador, ao perceber o erro, tenta corrigir a falha e pede ao piloto do Airbus A319 que aborte a decolagem.

Um erro que poderia ter custado vidas

O erro do controlador de voo no Aeroporto de Congonhas é um lembrete dos riscos que a falha humana pode representar na aviação. Felizmente, neste caso, a tragédia foi evitada graças à rápida ação do piloto do bimotor de aviação geral, que abortou o pouso e desviou o avião para outra pista.

Investigações em andamento

O incidente está sendo investigado pelo Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). O órgão busca identificar as causas do erro e tomar as medidas necessárias para evitar que situações semelhantes se repitam no futuro.

Medidas de segurança do Aeroporto

Após o incidente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou a realização de uma série de medidas de segurança no Aeroporto de Congonhas. Entre as medidas estão a revisão dos procedimentos de controle de tráfego aéreo e o treinamento dos controladores de voo.

A Folha do Nordeste | O Melhor Jornal do NordesteRonaldo Neres | Design Gráfico

O erro do controlador de voo no Aeroporto de Congonhas serve como um alerta para a importância da segurança na aviação. É fundamental que todos os envolvidos na cadeia aérea, desde os controladores de voo até os pilotos e os passageiros, estejam atentos aos seus deveres e responsabilidades para evitar que acidentes aconteçam.