A diferença entre karatê e kung fu, Para muitas pessoas, especialmente aquelas que não estão familiarizadas com as artes marciais, muitas vezes surge a questão de qual é a diferença entre karatê e kung fu. Ao observar alguém praticando artes marciais, o olho destreinado achará difícil dizer se essa pessoa está praticando karatê ou kung fu. Mesmo aqueles que estão começando nas artes marciais podem às vezes ficar confusos sobre os diferentes estilos até que uma maior exposição a eles revele o quão diferentes eles realmente são.
Historicamente, as pessoas que vivem nas ilhas de Okinawa, ao sul do Japão, foram expostas às artes marciais chinesas de kung fu devido à proximidade com a China. Com o tempo, os okinawanos e os japoneses desenvolveram seus próprios estilos de artes marciais, agora conhecidos como karatê, a partir da influência original do kung fu chinês. Embora tanto o caratê quanto o kung fu utilizem muitas técnicas semelhantes de artes marciais, a maioria dos estilos de kung fu geralmente terá mais variedade de técnicas em comparação aos sistemas de caratê.
É quase como se os japoneses tivessem simplificado o número de técnicas dos sistemas chineses para desenvolver o caratê. Os japoneses também modificaram a forma como as técnicas são executadas no caratê, à medida que se tornaram mais lineares em comparação com o kung fu. Isto é especialmente evidente nas formas ou katas (sequência tradicional de movimentos definidos), onde as técnicas de caratê são executadas com movimentos nítidos que têm movimentos distintos de parar e avançar.
Nas formas de kung fu, os movimentos envolvem o uso de técnicas mais circulares, principalmente com as mãos. Esses movimentos circulares dão às formas do kung fu uma aparência visualmente mais graciosa, à medida que as técnicas parecem fluir de uma para outra. Há menos interrupções na maioria dos estilos de kung fu. É por isso que alguns artistas marciais, especialmente na América do Norte, muitas vezes se referem ao kung fu chinês como estilos suaves, enquanto o caratê e o tae kwon do são estilos difíceis. Isso não quer dizer que estilos difíceis como o caratê ou o tae kwon do sejam artes marciais mais poderosas do que o kung fu e outros estilos suaves.
O termo suave é um pouco enganador porque o poder dos movimentos circulares do kung fu costuma ficar oculto. Os movimentos circulares podem gerar tanta força quanto os lineares encontrados em estilos difíceis. A maioria das formas de kung fu também são geralmente mais complexas e de maior duração do que a maioria das formas de caratê. Para a maioria dos artistas marciais, uma forma de kung fu parecerá muito mais exótica, enquanto uma forma de caratê parecerá mais simples em termos de técnicas de artes marciais.
Curiosamente, existem estilos de caratê, como o goju, que possuem muitas técnicas circulares semelhantes ao kung fu. Os estilos Kempo são considerados um híbrido das técnicas de kung fu chinês e do caratê de Okinawa, com técnicas circulares e lineares. Existem também muitos outros estilos diferentes de kung fu em comparação com o caratê.
O armamento das artes marciais é encontrado nos estilos de kung fu e caratê, mas diferentes conjuntos de armas são utilizados em cada sistema de artes marciais. Muito parecido com as formas de mão vazia, os kata com armas de caratê também são mais lineares em comparação com aqueles com armas de kung fu que possuem movimentos mais circulares. Como esperado, há muito mais variedade de diferentes armas de kung fu chinês do que as encontradas nos estilos de caratê japonês.
Tradicionalmente, os praticantes de caratê usam um uniforme branco chamado kimono, que apresenta a parte superior sobreposta em forma de quimono. Escolas menos tradicionais como as da América do Norte permitirão uniformes coloridos. A faixa colorida será o toque final do kimono e, claro, a faixa preta para quem estiver no nível de instrutor. Na maioria das vezes, e especialmente dentro de um estúdio dojo, os estilistas de caratê não usam sapatos durante o treinamento.
A maioria dos estilistas de kung fu usará um uniforme de aparência muito diferente. Os uniformes de kung fu geralmente consistem em tops com botões estilo sapo chinês, em vez de frentes sobrepostas, como o top do kimono de caratê. Os uniformes podem ser pretos ou em uma variedade de cores, geralmente com tecidos mais leves, como cetim e sapatos. As modernas artes marciais chinesas acrobáticas do wushu podem apresentar uniformes de cetim com muitas cores brilhantes diferentes.
Muitas escolas de kung fu simplesmente utilizam camisetas e calças largas como uniformes. Faixas coloridas de cetim são frequentemente usadas para indicar a classificação dos alunos, mas na verdade este é mais um estilo norte-americano, já que a maioria das escolas de kung fu na Ásia não mostram classificações em uniformes.
No geral, há mais variedade de técnicas, estilos, armas e uniformes encontrados nos sistemas chineses de kung fu em comparação com o caratê. No entanto, isso não quer dizer que um sistema ou estilo de arte marcial seja superior a outro. Eles são apenas diferentes e, para o observador, pode ser uma questão de preferência pessoal. Alguns preferem o kung fu e outros preferem o karatê. Alguns artistas marciais ambiciosos que desejam uma educação completa praticam tanto o kung fu quanto o caratê.