Depois de decidir que deseja começar a treinar uma arte marcial, você precisará decidir qual é a melhor para você. É claro que sua escolha pode ser ditada pelas escolas disponíveis em sua área, mas se você tiver sorte, poderá escolher pelo menos alguns tipos diferentes. Existem muitos tipos diferentes de artes marciais (e até variações dentro dos tipos básicos), por isso é importante pesquisar as técnicas e recursos para encontrar a que melhor se adapta ao seu estilo de vida e necessidades. Esta explicação geral dos seis estilos mais populares nos Estados Unidos pode ajudá-lo a começar a tomar a decisão.
Nesse Artigo
Também é importante notar que existem tantas interpretações dos estilos de artes marciais quanto instrutores. Os alunos também interpretam a aula de maneira diferente dos outros alunos da mesma turma, portanto, as opiniões de outras pessoas nem sempre são os melhores determinantes do estilo que você deve seguir. Enquanto você tenta encontrar a arte marcial certa para você, é útil também experimentar algumas aulas para ter uma ideia do estilo, do instrutor e da escola.
KARATÊ
História
Karatê pode ser traduzido como mãos vazias, o que significa que é uma arte marcial realizada sem armas. Embora a história do Karatê seja um tanto vaga, suas raízes antigas remontam à China no século V a.C. A forma mais moderna de Karatê começou em Okinawa, Japão, no final do século XVIII.
Naquela época, havia uma proibição de armas em Okinawa, então as pessoas tiveram que criar um sistema de autodefesa que usasse as mãos vazias, combinando aspectos das artes marciais chinesas com o Te tradicional de Okinawa. No início de 1900, começou a se espalhar por todo o Japão. Em 1964, a Federação das Organizações de Karatê foi formada como um meio de criar alguma continuidade para o Karatê em todo o mundo. Mesmo assim, existem hoje muitos estilos e variações diferentes de Karatê.
Técnicas
Karatê é uma arte marcial linear. Utiliza uma grande variedade de movimentos: chutes, socos, bloqueios, golpes, evasões e arremessos. O treinamento se concentra em ter um ataque forte e dá igual importância às três áreas da arte: básico, sparring e formas.
Características
Pessoas que praticam Karatê usam os quadris para gerar força.
As classificações, valores e estilos diferem de organização para organização.
O Karatê, que pode ser duro e direto, é muito disciplinado e algumas escolas tradicionais podem parecer muito duras.
Aikidô
História
Usando as influências da arte tradicional do Daito Ryo Aikijo-Jitsu, da esgrima japonesa, da luta com lança e do Omotokyo, Moriehie Usehiba desenvolveu a arte marcial do Aikido (a arte pacífica). Ele usou esse nome pela primeira vez em 1942. A base desta arte é viver com espírito de proteção em vez de dominação física. A arte do Aikido é governada pela Federação Internacional de Aikido em Tóquio, Japão.
Técnicas
Aikido é uma arte marcial circular. Em vez de vencer uma luta com dominação física, o Aikido ensina seus participantes a controlar e redirecionar a energia negativa. Isto leva a um compromisso tanto com a resolução pacífica de conflitos como com o auto-aperfeiçoamento através da formação. Pessoas que praticam Aikido aprendem a usar arremessos e imobilizações, bem como a imobilizar seus agressores. Eles não usam socos e chutes, exceto como distração. A base da arte é aprender como ficar fora da linha de ataque e ganhar o controle do equilíbrio do atacante para detê-lo.
Características
O Aikido usa armas: jo (um bastão de 4 a 5 pés de comprimento), Bokken (uma espada de madeira) e uma Tanto (uma faca de madeira).
Aikido é um método não violento de autodefesa.
A qualidade das classificações dos cintos é estritamente regulamentada.
O Aikido carece de muitos dos chutes e golpes comuns em outras artes marciais.
JUDO
História
Jigro Kano desenvolveu o Judô depois de se matricular na Escola de Ju-Jitsu Tenjin Shinyo ryo porque estava frustrado com todas as lesões dos alunos. O judô é uma arte marcial suave que ajuda seus participantes a se aperfeiçoarem e a serem um valor para a sociedade. O judô, que significa caminho gentil, melhora a saúde física, mental, emocional e espiritual.
Técnicas
O judô usa arremessos, agarramentos, imobilizações, agarras, travas e estrangulamentos. Porém, o treinamento foca na segurança que os participantes precisam trabalhar para o melhor condicionamento e o Judô é sempre praticado em tatames. Os participantes do Judô aprendem a arte através de uma série de formas que consistem em arremessos e sparring. Não há golpes no Judô competitivo.
Características
O judô tem um conjunto estrito de regras e uma sequência de instrução clara.
As regras, o treinamento e as classificações do judô são bastante padronizados em todo o mundo.
O judô ajuda a desenvolver controle corporal completo, equilíbrio preciso e reflexos rápidos.
O judô usa muito agarramento, arremessos, agarramentos e trabalho de solo. Por causa disso, muitas vezes lembra as pessoas da luta livre.
TAEKWONDO
História
Embora o início do Taekwondo possa ser rastreado já em 30 a.C., o Taekwondo moderno começou depois que a Coreia foi libertada em 1945. Os coreanos queriam erradicar toda a influência japonesa nas artes marciais, então começaram a conectar as escolas e estilos de artes marciais coreanos para criar um Esporte nacional. O nome Taekwondo (o caminho das mãos e dos pés) foi escolhido em 1965. 1973 marca o início da Federação Mundial de Taekwondo. Tornou-se parte das Olimpíadas em 2000.
Técnicas
Taekwondo consiste em quatro disciplinas, incluindo padrões, sparring, autodefesa e teste de quebra. Taekwondo é principalmente uma arte de chute e há uma grande ênfase no esporte. Pessoas que treinam Taekwondo precisam aliar filosofia, disciplina e habilidade mental e física ao seu treinamento.
Características
O Taekwondo é reconhecível pelos seus chutes altos.
Os exames para faixas pretas de Taekwondo exigem um teste de interrupção.
O treinamento de Taekwondo pode incluir o uso de pontos vitais para atacar um inimigo.
As escolas de Taekwondo costumam ser voltadas para crianças e esportes.
Freqüentemente, espera-se que os alunos de Taekwondo compitam em muitos torneios.
TAI-CHI
História
O desenvolvimento do Tai Chi (traduzido como o supremo supremo) é creditado a Chang San-feng, mas Wang Chung-yueh e Chiang Fa elaboraram a arte original. Eles adotaram as 13 posturas de San-feng e criaram sequências contínuas que as ligavam. O Tai Chi costumava ser uma arte extremamente defensiva e até mortal. Tanto que as famílias que o conheciam o guardavam ferozmente. Agora, o Tai Chi é menos violento e é usado para se livrar de inimigos mais figurativos, como o estresse e o cansaço.
Técnicas
As pessoas que praticam Tai Chi podem usar armas, mas a teoria subjacente é que a arte é usada para unificar a mente, o corpo e o espírito. Agora é frequentemente usado para afastar a energia negativa de si mesmo. Existem duas maneiras de praticar Tai Chi. O formato longo pode levar 30 minutos ou mais, enquanto o formato curto pode levar menos de 10 minutos. As formas focam no movimento contínuo que leva ao relaxamento e posturas sólidas. No Tai Chi, cada braço é usado para proteger metade do corpo e as mãos nunca ultrapassam os dedos dos pés. O Tai Chi pode ser feito sozinho (formas) ou com um parceiro (treinamento de autodefesa).
Características
O Tai Chi ensina a ter consciência do equilíbrio e do que o afeta em si mesmo e nos outros.
O Tai Chi tem cinco estilos principais, mas sempre há novos em desenvolvimento.
A base da autodefesa do Tai Chi é enfrentar a força e persistir nela até poder ser redirecionado em vez de resistir.
O Tai Chi se concentra em movimentos lentos, então as pessoas que gostam de exercícios vigorosos costumam achar essa arte marcial chata e lenta.
KUNG-FU
História
Kung Fu (traduzido como habilidade e esforço), na verdade se refere a mais de 200 estilos de artes marciais (a maioria dos quais deriva das artes marciais chinesas). O kung fu remonta aos templos shoalin, onde os monges o usavam para a saúde e o desenvolvimento espiritual, bem como como método de autodefesa. Durante o início de 1900, o Kung Fu, também chamado de Wu Shu, se espalhou pela China quando as artes de luta se tornaram muito populares. Nas décadas de 1960 e 70, a popularidade do Kung Fu cresceu devido aos filmes de Bruce Lee.
Técnicas
O Kung Fu é fundamental para a cultura chinesa e é usado tanto para o bem-estar físico quanto para expressões artísticas. Dentro dos muitos estilos diferentes de Kung Fu, existem variações de técnica dura e linear a suave e circular. Alguns usam armas (incluindo espada comum, sabre, lança e porrete) e outros não. O fio condutor aparentemente comum entre todos eles, entretanto, é ensinar os alunos a respeitar o professor e outros estilos de Kung Fu.
O Kung Fu também requer (e desenvolve) força mental, além de força física, para ser praticado com sucesso. Os alunos de Kung Fu também costumam praticar algumas técnicas individualmente e outras em grupos. Em muitas escolas, o treinamento inicial começa com o chamado estilo Southern Fist. Envolve footwork, chutes e técnicas de combate manual.
Características
Kung Fu refere-se às centenas de estilos diferentes de artes marciais na China.
Pessoas que praticam Kung Fu aprendem muitas técnicas de luta diferentes, incluindo luta com punhos, luta com armas, rotinas e combates.
Muitos estilos de Kung Fu usam princípios semelhantes, como dieta adequada e exercícios de respiração, concentração e meditação.
Alguns estilos de Kung Fu usam armas, enquanto outros não.
O treino de Kung Fu melhora o condicionamento físico através do fortalecimento das articulações e aumenta a velocidade e as reações.
A principal diferença do Kung Fu em relação a outras artes marciais é que ele não se concentra apenas no poder físico externo, mas também envolve o treinamento da mente e do poder interno por meio de exercícios respiratórios e meditação.