Falso senso de segurança

77
Falso senso de segurança

Trabalhando em meu trabalho habitual de fim de semana como segurança em uma boate, uma loira atraente se aproxima de mim e pergunta se posso levá-la pela boate porque 15 minutos antes um homem agarrou seu braço e disse que ela tinha que dançar com ele. Ela recusou e se afastou; o homem a agarrou com mais força e depois puxou-a para a pista de dança, para sorte dela, outro segurança percebeu isso e cuidou de seu problema.

Eu decido dar a ela meu cartão de visita TACT AUTODEFENSE que diz, ela me diz que é faixa marrom em artes marciais, mas tudo que ela aprendeu, ela não conseguia lembrar e simplesmente apagou. Falo para ela que isso é normal, é efeito da adrenalina. A maioria dos programas de autodefesa não pensa nesses efeitos ao treinar alguém, e é por isso que 95% dos programas de autodefesa não funcionam e podem causar ferimentos ou morte.

Continuo dizendo a ela que a maioria dos meus clientes são artistas marciais ou tiveram algum tipo de treinamento de autodefesa no passado, ela concorda com a cabeça, entendendo o que quero dizer. No dia seguinte, ela me ligou para um treinamento de autodefesa.

Esta é uma percentagem muito elevada e considerando que muitas pessoas ainda acreditam nestes sistemas, pensando que são eficazes, isto também inclui “sistemas baseados na realidade” ou “sem barreiras”, as pessoas precisam de ser educadas. É incrível o que está sendo ensinado por aí nas escolas de defesa pessoal, travas nas articulações, barras de braço com pernas cruzadas que exigem que você vá para o chão.

Já vi instrutores de defesa pessoal ensinarem alunos a chutar a cabeça ou lutar contra um agressor, pisar aqui, virar para cá, torcer o pulso para aquele lado. Resumindo, muitos movimentos a serem lembrados, que são muito complicados de trabalhar para QUALQUER PESSOA em uma situação de alto estresse de um violento ataque de rua.

Você está sendo enganado, seu dinheiro suado foi roubado e você está recebendo uma falsa sensação de segurança. O que está sendo ensinado é complicado demais para funcionar até mesmo para um artista marcial experiente. É como ir para uma escola de culinária e seu instrutor nunca cozinhou ou ligou o forno antes, como ele vai saber fazer a refeição, muito menos te ensinar.

Infelizmente, as pessoas que treinaram nesses programas de autodefesa aprendem horrorizadas depois de serem atacadas pela dura verdade. A maioria dos instrutores de autodefesa também não entende os efeitos da adrenalina e como ela afeta a mente ou o desempenho das habilidades motoras. Ainda por cima, a maioria dos instrutores nem sequer esteve em um confronto violento nas ruas, então como eles saberiam o que fazer?

Muitos sistemas usam travas articulares e pontos de pressão que requerem anos de treinamento para serem executados corretamente. Algumas técnicas, mesmo quando aplicadas corretamente em alguém que tem uma flexibilidade articular incomum ou alta tolerância à dor, como alguém sob efeito de drogas, não funcionarão. Muitas técnicas de autodefesa também precisam ser alteradas para funcionar se os ambientes mudarem, como estar em um espaço pequeno ou se houver neve no chão, causando condições escorregadias. Acho que alguém vai se lembrar de tudo isso enquanto estiver sendo atacado. Eu não acho.

Aqui estão algumas dicas sobre como encontrar um programa de autodefesa realista

  • -> Escolha um instrutor de constituição média ou pequena, ele se concentrará nas técnicas de alavancagem e não na força, isso é importante se você for pequeno ou mulher.
    -> Certifique-se de verificar as credenciais do seu instrutor, peça para ver seu certificado de faixa preta, ele indicará em que federação ele pertence e quando o obteve. Se o instrutor disser que não tem, então ele é uma farsa. Tem muita gente que assiste fitas com instruções de defesa pessoal ou treina artes marciais, ganha faixa laranja e abre escola. Qualquer um pode ir a uma loja e comprar uma faixa preta.
    -> Você usa roupas largas e fica descalço quando treina e usa equipamentos de proteção? Condições completamente diferentes das ruas. Se você respondeu sim, encontre um novo programa de autodefesa. O treinamento deve ser o mais real possível ou ser um treinamento de estímulo condicional. Durante o treino, use roupas que você usa quando sai, não calças de ginástica, isso inclui sapatos ou botas. Isso lhe dará uma sensação realista de como se mover.
    -> Você treina em cenários específicos de situações, eles precisam mudar se o seu atacante fizer algo diferente ou se ele fizer isso do que aquilo? E então você pergunta e se ele fizer essa pergunta tornando tudo muito difícil de lembrar e confuso
    -> Os métodos consideram todo tipo de ambiente? Rua, ônibus, chuva, sala em espaços confinados.
    -> Você consegue realizar essas técnicas mesmo estando lesionado?
    -> Esses métodos de defesa pessoal exigem prática constante e você tem que separar técnicas para mãos vazias, armas ou múltiplos atacantes. As técnicas finais devem ser rápidas e fáceis de lembrar.
    -> O treinamento deve ser focado igualmente nas técnicas físicas e no condicionamento mental.
  • Como você treina é como você responderá no mundo real, o treinamento deve ser o mais real possível para que você possa sair vivo.

África na História – YouTube

A Folha do Nordeste | O Melhor Jornal do Nordeste