Recebeu notificação da Receita Federal ou caiu na malha fina? Saiba o que fazer

179
Recebeu notificacao da Receita Federal ou caiu na malha fina Saiba o que fazer

Recebeu uma notificação da Receita Federal ou caiu na malha fina?

Se você está nessa situação, não se preocupe, você não está sozinho. Milhares de pessoas passam por isso todos os anos. O importante é saber o que fazer para regularizar sua situação o mais rápido possível.

Neste guia, vamos te explicar:

  • O que é a malha fina da Receita Federal: É um processo de cruzamento de dados que visa identificar inconsistências nas declarações de Imposto de Renda. Se sua declaração for selecionada para a malha fina, você receberá uma notificação da Receita Federal.
  • O que significa cair na malha fina: Significa que a Receita Federal encontrou inconsistências em sua declaração de Imposto de Renda. Isso pode acontecer por diversos motivos, como erros de digitação, omissão de informações ou informações incorretas.
  • O que fazer se você recebeu uma notificação: O primeiro passo é ler atentamente a notificação para entender quais são as inconsistências encontradas pela Receita Federal. Em seguida, você tem duas opções:
    • Retificar sua declaração: Se você concordar com as inconsistências apontadas, você pode retificar sua declaração online, no site da Receita Federal.
    • Impugnar a notificação: Se você não concordar com as inconsistências apontadas, você pode impugnar a notificação. Para isso, você precisará apresentar documentos que comprovem suas informações.

Prazo para retificar ou impugnar: O prazo para retificar sua declaração ou impugnar a notificação é de 30 dias a partir da data de recebimento da notificação.

Orientação profissional: É importante buscar a orientação de um profissional especializado em contabilidade ou direito tributário para te auxiliar nesse processo. O profissional poderá te ajudar a entender a notificação, te orientar sobre como proceder e te representar junto à Receita Federal, se necessário.

Consequências de não regularizar sua situação: Se você não regularizar sua situação com a Receita Federal, você poderá sofrer as seguintes consequências:

  • Multa: A multa por atraso na entrega da declaração de Imposto de Renda é de 2% sobre o valor do imposto devido, podendo chegar a R$ 5.225,00.
  • Juros: Juros moratórios serão cobrados sobre o valor do imposto devido, a partir da data de vencimento da declaração.
  • Inscrição na Dívida Ativa da União: Se você não pagar o imposto e as multas devidas, sua dívida poderá ser inscrita na Dívida Ativa da União, o que pode te impedir de obter crédito, tirar passaporte ou participar de concursos públicos.

Canais de atendimento da Receita Federal:

A Folha do Nordeste | O Melhor Jornal do NordesteRonaldo Neres | Design Gráfico

Lembre-se: Quanto mais rápido você regularizar sua situação com a Receita Federal, menos problemas você terá.

Espero que este guia tenha sido útil. Se você ainda tiver dúvidas, não hesite em me perguntar.