Ozempic: Laboratório brasileiro recebe aval da Anvisa para produzir

34
Ozempic: Laboratório brasileiro recebe aval da Anvisa para produzir

Ozempic: A farmacêutica brasileira EMS recebeu recentemente a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir dois novos medicamentos à base de liraglutida, que fazem parte da mesma classe terapêutica do Ozempic, um medicamento amplamente utilizado para o tratamento da obesidade e diabetes tipo 2. Os novos produtos, Olire e Lirux, serão direcionados, respectivamente, para o tratamento da obesidade e controle do diabetes tipo 2.

Detalhes dos Medicamentos família do Ozempic

  • Olire: Indicado para o tratamento de obesidade.
  • Lirux: Voltado para o controle do diabetes tipo 2.

Ambos os medicamentos serão administrados por injeções diárias e têm como objetivo oferecer alternativas mais acessíveis no mercado, especialmente após a queda da patente da liraglutida. A EMS já iniciou a fabricação em fase piloto e planeja aumentar a produção para 40 milhões de unidades a partir de março de 2025.

Impacto no Mercado

Carlos Sanchez, presidente do conselho de administração da EMS, destacou que a produção será realizada inteiramente no Brasil, desde a matéria-prima até o produto final, o que reforça a posição da empresa no mercado farmacêutico nacional. A expectativa é que os novos medicamentos não apenas atendam à demanda interna, mas também sejam exportados. A EMS investiu mais de R$ 150 milhões na nova fábrica em Hortolândia (SP) para viabilizar essa produção.

Veja mais:

A Folha do Nordeste | O Melhor Jornal do Nordeste
Ronaldo Neres | Design Gráfico

Com a introdução do Olire e Lirux, espera-se que os preços dos medicamentos dessa categoria se tornem mais competitivos, ampliando o acesso dos pacientes a tratamentos eficazes para obesidade e diabetes.