Talvez você tenha pensado em pular de um avião perfeitamente bom, de vez em quando, no passado. Talvez você tenha recebido involuntariamente um vale-presente de paraquedismo de um amigo. Seja qual for o caso, apesar dos bons conselhos em contrário de pessoas sãs ao seu redor, você realmente vai seguir em frente.
E agora? Encontrar uma escola de paraquedismo de primeira linha pode parecer uma tarefa difícil. Cada site de escola de paraquedismo que você visita parece ótimo à primeira vista, mas então você começa a ver uma tendência se desenvolver, ou seja, todos parecem afirmar ser as melhores, mais amigáveis, mais seguras e mais altas zonas de salto do mundo. Embora seus amigos, ainda enfrentando sua decisão, possam argumentar que você claramente não tem bom senso, você sabe muito bem que tem. Esse mesmo bom senso lhe diz que nem todas essas escolas podem realmente ser as melhores. Então, como alguém realmente escolhe? Como você lê o hype e sai com a melhor emoção da sua vida?
Nesse Artigo
É uma boa pergunta e merece uma boa resposta porque você só dá o primeiro salto uma vez na vida. Aqui está a resposta a essa pergunta, um pequeno guia para selecionar a melhor escola de paraquedismo para você. A melhor maneira de começar é definindo qual será o resultado final desejado dessa experiência. Parece um acéfalo; o resultado final é simplesmente pular de um avião e flutuar até o chão, certo? Errado. Há muitas coisas sobre como você vai do ar até lá que podem influenciar sua experiência e, em última análise, sua opinião sobre o esporte.
O primeiro passo para tomar essa decisão é entender os tipos de saltos que estão disponíveis para você. Explicarei cada um, juntamente com os prós e os contras.
1) Salto Duplo
Um salto tandem é um método de salto em que você sai do avião não com um pára-quedas amarrado nas costas, mas com um instrutor inteiro. Esta é a escolha mais popular para novos mergulhadores e é altamente promovida pelas zonas de lançamento. A razão para isto é multifacetada; não há responsabilidade por parte dos novos paraquedistas, eles simplesmente seguem o fluxo e o instrutor faz todo o trabalho. Isto diminui quase todos os riscos de falhas para novos mergulhadores, mas também proporciona uma margem de lucro maior para a zona de lançamento.
Dada a natureza isenta de responsabilidade de um salto tandem para o novo paraquedista, a parte terrestre pode ser feita em uma hora ou menos e requer apenas uma proporção de instrutor/saltador de um para um, enquanto os saltos iniciais de queda livre acelerada requerem dois instrutores e muito mais escola básica. Se você está simplesmente querendo comprar a camiseta por ter feito isso uma vez na vida, este método é para você.
O alívio de colocar todas as preocupações nas mãos de um profissional competente é fantástico. Se, no entanto, você acha que deseja praticar o esporte além deste primeiro salto, pode valer a pena considerar investir seu dinheiro no primeiro mergulho exigido pela sua certificação AFF (Queda Livre Acelerada). Seu salto tandem, na maioria dos casos, não se aplicará a esta série de saltos, tornando seu investimento no salto tandem um desperdício se você buscar o licenciamento. Só você sabe a resposta para essa pergunta e, desde que o dinheiro não seja um problema (e se for, você pode querer encontrar um esporte mais barato), você pode simplesmente fazer o salto tandem de qualquer maneira.
2) Saltos de linha estática
Embora não sejam tão populares quanto tandem e AFF, os saltos em linha estática oferecem uma opção que combina a emoção de pilotar seu próprio pára-quedas sem a preocupação de implantá-lo. Embora os métodos possam variar, basicamente você salta do avião em uma altitude muito menor, cerca de 3.000 a 5.000 pés, em oposição a 12 a 14.000 pés para tandem e AFF. Conforme você pula, uma linha presa ao seu pára-quedas o desdobra quando você sai e cai do avião. Em um AFF ou salto tandem, os chutes são normalmente implantados em torno de 5.000 pés, daí esta altitude de vôo para implantações de linha estática. A queda livre é literalmente zero em um salto de linha estática.
3) Saltos em Queda Livre Acelerada (AFF)
Os cursos de queda livre acelerada combinam aulas de solo e uma série de saltos realizados com dois instrutores, mantendo progressivamente menos contato manual com você em cada salto subsequente. Isso leva a um salto solo completamente sem ajuda, onde você demonstrará manobras básicas. Embora esses saltos sejam normalmente realizados para receber sua licença da USPA (United States Parachute Association), (geralmente) não é um requisito que você execute os saltos subsequentes para fazer o primeiro.
Embora o preço desse primeiro mergulho seja mais alto do que um salto tandem (muito mais aulas de solo e dois instrutores por mergulhador), ele também oferece uma emoção maior e uma sensação substancial de realização. A maioria das escolas de paraquedismo permite que você conclua a escola básica e o primeiro salto AFF em um único dia. Se você continuar com seu treinamento, eventualmente receberá sua licença USPA depois de cumprir todos os requisitos e fazer os testes exigidos. Este licenciamento é exigido por quase todas as zonas de lançamento para saltar sozinho.
Armado com essas informações, agora você pode começar a restringir a seleção com base em seus requisitos de paraquedismo. Procure escolas que sejam zonas de entrega membros da USPA. Reserve um tempo para pesquisar a zona de lançamento e ouvir outros mergulhadores sobre a(s) zona(s) de lançamento de sua escolha. A maioria das zonas de entrega são tipicamente muito calorosas e amigáveis, e dão aos recém-chegados tanta atenção quanto aos seus frequentadores regulares. De vez em quando, existem escolas/zonas de paraquedismo que atendem mais a um extremo da escala do que ao outro. As opiniões e análises dos usuários podem revelar isso se você reservar um tempo para fazer a pesquisa. Isso é facilmente realizado no site mencionado abaixo.
O mais importante de tudo, porém, é que você se divirta. Apesar de todos os conselhos de seus amigos bem-intencionados, o fato é que seu desejo de praticar esse esporte o coloca em uma categoria totalmente diferente daquela dessas pessoas. O medo de cair é primordial; todos nós sentimos isso e estamos geneticamente predispostos a isso. A linha divisória é entre aqueles que temem, mas têm coragem suficiente para controlar esse medo e transformá-lo em uma experiência incrível, e aqueles que temem, recuam diante dele e declaram que quem não o faz é louco. Deixe seus medos de lado, mergulhe no voo humano e desfrute da emoção de sua vida!